quarta-feira, fevereiro 13, 2002

Nem gosto de escola de samba, mas a vitória do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira me chamou a atenção. Legal que tenha sido com um enredo exaltando o Nordeste. Algumas pessoas parecem fazer questão de esquecer tudo de bom que essa região tem. Só lembra na hora de fazer turismo, mas continua achando que é a causa da pobreza do país. Bem, se as condições climáticas fossem determinantes, coitado do Estado de Israel que é tão seco. Mas isso não acontece. A vontade política lá mudou muita coisa e Israel é um estado bem desenvolvido. Algumas pessoas dizem também que o povo que não trabalha(nossa!!!Que besteira!Humpf!). Isso não é verdade. Segundo Euclides da Cunha, o "sertanejo é um forte". Sim, as pessoas no Nordeste são fortes e são trabalhadoras. Tentam a todo custo superar as dificuldades que lhe são impostas. Mas não há quem consiga vencê-las por completo tendo como predominante uma idéia determinista que diz não ser possível melhorar a vida num ambiente desses e , ainda, tendo políticos que se aproveitam dessa situação pra tirar grandes proveitos (eu me pergunto como um ser desse consegue colocar a cabeça no travesseiro toda noite?!Será que a consciência desses assassinos não pesa?!Será que els não vêem a proporção de suas ações gananciosas?!).
Quando eu estava escrevendo esse post, minha mãe entrou pelo quarto e eu comentei sobre a vitória da Mangueira. Falando sobre o enredo, minha mãe comentou que lembrava de uma vez que ela tava no Rio de Janeiro durante o carnavael e que nesse ano a Mangueira tinha sido campeã com um enredo que falava sobre a Bahia. Fazendo uma pesquisa, descobri que foi no ano de 1973 e que o enredo era Lendas do Abaeté.Legal isso!!!

Nenhum comentário: