segunda-feira, fevereiro 03, 2003

Post roubado do Flávio. A dor de cabeça não me permitirá fazer maiores comentários. Onde tiver "eu" leia-se "Flavio". E passar bem.

Poesia e a Guerra no Iraque


Quem lê este blog há mais tempo, sabe que eu sou visceralmente contra essa guerra estúpida contra o Iraque, patrocinada por este indivíduo ignóbil chamado George Bush. É terrível quando vejo algumas televisões norteamericanas se recusando a dar espaço em sua grade de programação para campanhas pacifistas elaboradas pelos próprios norteamericanos. Como consequência dessa manipulação midiática e de um bombardeio de informações falsas tais como a da notícia do massacre de civis no norte do Iraque, [soft targets] supostamente perpetrado por tropas iraquianas utilizando agente laranja, dois terços da população dos EUA estão atualmente apoiando a guerra. Na verdade, como foi recentemente divulgado por um próprio agente da CIA, tal incidente foi causado por armas químicas iranianas. Não que eu ache Saddam Russein uma gracinha ou tenha qualquer simpatia por esse ditador [que também é uma infâmia para seu país], mas derrubar este líder ou não é problema única e exclusivamente do povo do Iraque. O país já está debilitado. Cólera, tuberculose, doenças de pele e dos mais variados tipos graçam neste país devido às várias guerras anteriores e ao embargo da ONU. Sempre sofreram aqueles que nada a tem a ver com nada. É a linha de frente que morre.

Acabo de descubrir uma ótima iniciativa elaborada por um poeta de Montreal chamado Todd Swift. Ele fez um chamado para poetas em língua inglesa convocando para escreverem poemas contra a guerra no Iraque. O resultado foi avassalador - 400 poemas em menos de uma semana. Após uma seleção, os 400 se transformaram em 100 poetas contra a guerra! Confiram! Acho que deveríamos fazer o mesmo! Eu farei o meu!

PS. Quem quiser saber mais sobre os poetas, a informação está aqui neste endereço.

Nenhum comentário: