terça-feira, setembro 02, 2003

Como boa apreciadora dos movimentos estudantis realmente engajados, eu não poderia deixar de comentar o que aconteceu na minha cidade hoje. Quem mora em Salvador, pode resumir o dia de hoje numa só palavra: caos. Nunca vi nada tão bem articulado, impressionante!
Desde que foi anunciado o aumento da tarifa de ônibus de R$1,30 para R$1,60, que os estudantes de escola pública (vale ressaltar a apatia dos alunos de escola particular) vêm fazendo manifestações. O aumento aconteceu, mas foi um pouco menor. Passou de R$1,30 para R$1,50. Jacaré se conformou? Nem os alunos... Hoje o movimento foi bem mais organizado. Os estudantes pararam algumas das principais avenidas da cidade: ACM, na altura do Itaigara; Garibaldi; Cardeal da Silva; Orla, na altura do Rio Vermelho e várias outras. A cidade praticamente parou. Poucos são os que podem dizer que sairam de casa e não pegaram um congestionamento dos diabos por causa dessas manifestações. Todos os ônibus eram parados, alguns passageiros resolviam descer e voltar a pé para casa. Abria-se uma das faixas da pista para que os carros passassem, enquanto os ônibus ficavam parados nas outras faixas. Sem violência (pelo menos não ouvi qualquer relato), com muito entusiasmo e MUITA, MUITA, MUITA organização. Eu cheguei a pegar uma barricada dessas às 10:30 da noite!! E, para cntribuir, como era pedido pelos alunos, eu buzinei bastante enquanto passava. Foi pequena, mas importante a minha participação...hehehe.
Eu fiquei tão orgulhosa com a mobilização (coisa raríssima na sociedade brasileira), que cheguei a esquecer meus problemas (que não são poucos) de tanta alegria que eu estava! Eu não pude deixar de demonstrar minha felicidade. Para mim, uma sociedade mobilizada é tudo! Sei dos problemas secundários que uma mobilização desse tipo pode trazer, mas percebi que os alunos tentaram, ao máximo, evitar essas conseqüências prejudiciais.
Pude rir, apesar de tudo. Mesmo com um namoro terminado, a saudade de uns amigos que viajaram, um trabalho imenso para entregar essa semana, as provas da semana que vem. Mesmo com tudo isso, eu sorri. Foi bom sorrir!

Nenhum comentário: